domingo, 27 de fevereiro de 2011

UM PONTO QUE FLUTUA AO AMOR DO SOL

A praia inteira só para mim.De manhãzinha.


O velho e bom fogão de lenha,o sabor da comida cozida em fogo vivo.
Há três meses me dedico a incentivar as forças de saúde e equilíbrio, valores que devo priorizar em minha vida ,meu bem mais precioso.Com esforço ,empenho e disciplina mantenho minha atenção totalmente voltada aos valores essenciais para viver em harmonia.
O dia esta bonito ,uma chuva leve que se alterna com o sol forte de quase meio-dia. As plantas agradecem e brilham de sol e chuva neste tempo bom.
A transitoriedade de tudo ,de todo tipo de vida ,o banquete farto das formigas miúdas rodando na areia, tontas de pressa beliscando um anel de lula escorregado de um prato.
Transformar em beleza e bem estar a brevidade da vida exige firmeza na escolha de companhias agradáveis .Suficiência e prazer em estar só para fazer cessar as energias desiquilibradas e nefastas .Pacificar, criar um enredo de alegria espontânea e entrega, abdicando da postura múltipla do cotidiano urbano onde represento inúmeros papéis.
Sendo o que Eu Sou sujeito a consciência a um estado de meditação com que inicio meus dias religiosamente.
Não posso desperdiçar tempo e energia com promessas e especulações de outros em favor de seus próprios projetos.
Viver automaticamente não é vida .Este tal de “tem que isto ou aquilo deve ser reavaliado ,não posso viver a vida como se ela não me dissesse respeito .
Gerar equilíbrio exige propósito ,convicção ,esforço , constância ,perseverança .
Na travessia da vida muita vezes confundida pela carência de amor esqueci o segredo das asas que me conduzem ao paraíso livre para ser do azul o céu .

Vejo-me melhor a luz do dia, caminhando sem ruído, imprimindo pegadas na areia firme que me conduz pelos planos do Villas de Trancoso até o Rio da Barra, uma extensão de ouro para ser feliz sem cansaço. A passos vitais caminho pela beira d água por quilômetros de tons vibrantes de energia puríssima. Praias azuis de um novo mundo ,prateado território obra de um Deus perspicaz e generoso
Aqui a melodia não se ausenta e o firmamento move-se em luzes e nuvens de musselina branca.
Calçados por brisa e maresia meus pés brincam pela espuma rasgada do mar ,meu corpo agora leve é tocado pelo vento, ombros sem peso. Sou um nada mais, um ponto que flutua ao amor do sol.
Respiro com suavidade e ritmo a largueza de oxigênio. Através de mim manifesta-se a Vontade de Deus que me quer ver bem e feliz. Sou luz no sagrado vão da Terra que me presenteia com tudo de que necessito. Tudo é simples quando se quer assim.
Aprendo a dizer de possibilidades torno-me cooperadora consciente da natureza em estado de simbiose com suas forças puras .Sou os elementos ,a ordem , o olhar rico de horizonte.

Onde moro no momento ,hóspede de Vanessa no Sítio Rosa dos Ventos aprendo a arte da amizade, da convivência no dia a dia onde mesclam-se costumes, jeitos de ser ,modos de vida. O amor se revela nos pequenos gestos ,na atenção , em atitudes de cumplicidade e companheirismo .Vanessa é cuidadora, vigilante nas viroses, com remédios certeiros para as febres tropicais, o mal olhado ,o cansaço que parecia ser eterno .O tempo flui dinâmico com respeito ao ritmo biológico da vida.
Nas noites a taça de vinho tinto ou champanhe as conversas para deixar para trás nossas tensões psicológicas, fragilidades ,despreparo emocional. Somos mulheres na composição de dramas e alegrias, as histórias de nossos filhos e netos, as preocupações com o futuro, a beleza ora trágica, ora feliz de viver amores e amantes.
Neste domínio de Vanessa prevalece a sinceridade ,a simplicidade, a intimidade com o espírito. Diria que estou em um Ashram . O que é íntimo é maior.
Com alegria ela serve o pão feito em casa, as frutas compradas de Dona Maria, o mel com canela ,as benditas ervas de cura, a mistura de cereais, o iogurte de leite natural.
Os dramas consomem-se até evolar-se e perder-se. Não quero levar comigo a vastidão de outras almas aprisionadas em suas armadilhas de poder, ganância ,humores estragados ,arrogância, raiva, cegueira aos valores bíblicos expressos claramente na natureza. Seres incendiados pelo desejo de consumir além de suas próprias medidas ,geradores de lixo ,inimigos da vida.
Construo os dias assim:
Um nada de cada vez
Volto a vida esquecida
Saúde e Amor semeio
Desato velhos novelos
Recordo de bons conselhos
De pai e mãe
Que passavam o trinco na porta
E me mandavam olhar no espelho
Estico o que era um nó
Tudo se altera
Fiandeira de uma lenda
Cultivo a vida para o bem e para prenda



16 comentários:

Arione Torres disse...

Oi, sou Arione. Gostei muito do seu blog, é muito lindo. Parabéns pelo blog. Estou seguindo. Segue o meu?
http://arionetorres.blogspot.com/
Um abraço...

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Maravilha de texto, Cris. Queria muito conhecer esse lugar. Conheci Camamu e Salvador, Trancoso ainda é só um desejo. Um beijo pra você, e muita harmonia além da que você já conquistou.

Phivos Nicolaides disse...

Eu realmente parabenizá-lo pelo seu esforço, empenho e disciplina sobre valores fundamentais para viver em harmonia. Você é uma pessoa cheia de sentimentos, amor e paixão pela humanidade. Parabéns e desejo-lhe todo o sucesso na sua tarefa difícil.

B disse...

Eu diria que não necessitas mais nada.
E de coração, faço votos para que continues nesse belo fluir entre ti e o amor do Sol - grande provedor!

Estela disse...

Oi Cris,
Saudade de "ocê"... mas saber que está bem é o que basta.
Bjs.

Sérgio SIqueira disse...

Oi Mãe,
Longe é perto quando se está bem...

Feliz por você e pela sua alegria em viver...

A vida é agora, e VIVA a verdade do seu ser...

Viva a Vida Viva !!!

No próximo champagne ou vinho, sinta-se brindada por mim..!!!

Você me orgulha !!!

TE AMO MUITO !!! BJS...!!!

Jorge Sader Filho disse...

Cris, você está mesmo no Paraíso, ou eu estou enganado?
Seu crescimento espiritual deve estar em velocidade máxima!

Beijos,
Jorge

Mirze disse...

CRIS!

Fico muito feliz em ver uma amiga se despir do consumis-mo desenfreado, estar mais ligada à parte espiritual que a natureza traz. Isto é VIDA! Plena de graças e alegrias. Esse bem-estar é um exemplo. E você escolheu um lugar lindo. Daqui, vibro para que você e suas companheiras, celebrem o dom da vida que Deus nos deu. Espero que sempre possa dividir esse lado bom, para que mais pessoas possam seguir.

Beijos, PAZ e muita LUZ!

Mirze

Andrea Liette disse...

Cara amiga,

Você já está de corpo moreno e alma azul, como Trancoso.

Abraço carinhoso.

Andrea

lino disse...

É muito bom estar bem.
Abraço

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Cris, gostei das suas fotos e do seu belo texto...Espectacular....
"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que às vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar."
[William Shakespeare]

Cumprimentos

Vá disse...

Minha amiga querida, é com muito prazer, carinho e amor que posso lhe proporcionar tão lindo devaneio. Beijos no coração.

Vanilda Fiuza disse...

Eu estava realmente com saudade dos seus textos, dessa sua visão ampla que tem sobre a terra sol mar natureza. Nesse lugar paradisíaco tudo é paixão.
O bem mais precioso que temos é mesmo a saúde e vc esta sabendo administrar com maestria esse lado. (Na travessia da vida muita vezes confundida pela carência de amor esqueci o segredo das asas que me conduzem ao paraíso livre para ser do azul o céu) Cris este trecho me emocionou profundamente senti na pele que preciso dessas asas.
Enfim: Você esta linda, maturidade temperada com jovialidade e esse cenário perfeito. Deus te abençoe e obrigada por compartilhar esse texto encantador.
Muita luz para vc querida amiga...

Anônimo disse...

Que lugar legal!

cirandeira disse...

Cris, sua danada, estás vivendo em Trancoso? Não acredito! é muito privilégio, né não? Não é pra qq um(a). Estive aí há alguns anos atrás, quando era ainda mais paradisíaco, sem pousadas sofisticadas, natureza pura! Mas ainda assim, é um lugar maravilhoso, quem me dera!

Beijos

Ira Buscacio disse...

Cris, minha lindona,

Não conheço Trancoso, mas pelo texto vejo que é O lugar. Fico feliz por vê-la descobrindo outros valores, dando intensificação na sua luz e reverenciando o que temos de mais nobre, o nosso EU interno, onde tudo acontece.
Seu espaço foi um dos primeiros que conheci, qnd fiz o meu, de lá pra cá mta água rolou, mas minha adimiração não só cresceu, como tb essa sinergia e existe com Cris.
Te desejo mais felicidade, paz e harmonia.
Bjo enorme