terça-feira, 20 de março de 2012

Música em Trancoso 2012




         Ao som do mar e à luz de um céu profundo


Como me agrada falar quando tenho algo bonito a dizer.
O espetáculo de ontem a noite tocou-me  e senti meu espírito como se fosse uma jarra de água limpa. A alma lavada.

Ali, naquele espaço da noite escura em meio a grama viçosa, raízes de arbustos ,  árvores e o ar quente do verão, ao lado da falésia que se escancara para o mar os homens construíram um gigante anfiteatro  de imponente arquitetura  para sediar o projeto Música em Trancoso, um super evento internacional de música clássica que só acontece em lugares inusitados como em Petra na Turquia e que com certeza será voz de orgulho a todos aqueles que participaram de sua primeira edição.
Imaginem como me senti, eu e mais todos nós que amamos Trancoso ao ouvir o Hino Nacional executado pela Orquestra Juvenil da Bahia, em noite de gala com o beautifull people do Brasil, relax, feliz e sincero, descompromissado com tudo que não seja bem e bom. A alegre exuberância de mulheres  bonitas, pessoas coloridas de sol, roupas de brisa, homens de olhar vivo, sotaques do Brasil e do mundo,nativos com suas famílias,estudantes, ar perfumado com suavidade.
Sabine Lovatelli
 Que festa chique! Apresentada pela idealizadora do evento Sabine Lovatelli que num fluente baianes , brasileiro, português, alemão , idioma entendido por todos os presentes falou deste sonho, tão hoje realidade, sua verdade forrada em forte serenidade e alegria dos que tem determinação para fazer acontecer. Sua paixão explicável, seu motivo ao nosso maravilhamento. “É a concretização de um sonho compartilhado por quatro amigos parceiros patrocinadores que tem em comum a paixào pela música e o amor por Trancoso. Sabine há 30 anos à frente do Mozarteum Brasileiro ,Carlos Eduardo Bittencourt  o Calé, empresário da região e ativo integrante da comunidade local ,François Valentiny  arquiteto luxemburguês de renome internacional  cujos projetos incluem os Concert Hall de Wroclaw na Polônia e Saarbrucken na Alemanha, Reinold Geiger empresário respeitado mundialmente com grande destaque na mídia internacional .


São as äguas de março fechando o verão e a promessa de vida no meu coração”
 
Irmãs Làbeque
E no segundo dia do festival que foi sediado  no Club Med chovia que Deus mandava .E chuva pelas estradas de terra da região de Trancoso é rally  ,aventura. Apesar da intempérie a organização do evento manteve-se no controle da situação e o público permaneceu com a vibração alta na expectativa de assistir ao espetáculo.E valeu !As                              
pianistas  francesas irmãs  Làbeque hipnotisaram uma plateia deslumbrada pela agilidade e performance apresentadas ora em movimentos de leveza absurda com dedos sobrepostos em tangências sutis, ora em gestos de tempera forte e apaixonada. Todos os movimentos em sintonia perfeita, em absoluta harmonia. E os vestidos de penas, acreditem, os vestidos eram de penas e voavam.
E por toda parte fui encontrando amigos, abraços, historinhas que acordam a memória, tudo é muito gostoso nesta terra  em que a poesia nasce solta lá na praia
,meu templo de ninfas, faunos e outras criaturas tímidas que como eu se manifestam
em prosa de léguas de versos escritos no horizonte.
Trancoso é um maná de boas histórias. Só olhando as pessoas já se fica em festa, as
que conheço bem de pertinho e as que chegam com sobrenome e deixam a festa estrelada Gloria Kalil, Sig Bergamin ,Condessa Brandolinni ,Sérgio e Sandra Habib, Stella Batochio, Governador da Bahia, Jaques Wagner e os músicos internacionais convidados.


Sadra e Sergio Habib

Jaques Wagner, Governador da Bahia
Sig Bergamin
 “Dia de luz ,festa de sol”...
Depois de muita reza à Santa Clara  o dia amanheceu lindo e a noite nas falésias do terra Vista Golf Resort ,com o anfiteatro lotado assistimos  a uma programação deliciosa que levou o público ao delírio .Fico Com Danzón número 2   de Arturo Marquez /Orquestra Juvenil da Bahia regente Ricardo Castro.Um misto de salsa, merengue, suingue  que casou espetacularmente com o espírito da bahia.Um Show!!!








    






4 comentários:

Marcia disse...

Que lindo Cris, realmente cheio de inspiração e sentimento. Felizmente pude participar dos dois primeiros dias desse evento maravilhoso e e deslumbramento tb me envolveu. Aposto de que deposi tiveram diuas maravilhosos c apresentações fantsticas. As fotos ficaram lindas tb , Dignas de Crsitina Siqueira. kkkk bjux

Jorge Sader Filho disse...

Imagino o que seja ouvir artistas consagrados neste Festival de Trancoso.
Belíssimo lugar para acolher tão importante evento musical.
Isto é Viver, amiga Cris!

Beijo,
Jorge

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Também estive lá. Fui na carona do seu texto. Muito bom, Cris! Um beijo.

Eduardo Aleixo disse...

Assim à distância...gostei de ler, de olhar e mesmo assim fiquei encantado. E deixo parabens e um beijo.
Que lindas fotos.